sábado, 19 de março de 2011

PROFESSOR BIÓLOGO ESPECIALISTA JORGE LUCENA

Novas Diretrizes Mundiais para salvar alguém com parada cardíaca de acordo com a SBC


Em primeiro lugar, se você não é um profissional, esqueça a respiração boca a boca.
Os novos estudos mostram que a compressão no peito é a parte mais importante da reanimação e também a ação que surte mais efeito quando a pessoa não teve nenhum treinamento sobre como fazê-la. Ou seja, não se baseie no que viu nos filmes, se você for amador.
As técnicas tradicionais estavam causando atraso significativo no início das compressões peitorais, essenciais para manter o sangue rico em oxigênio circulando pelo corpo, segundo o doutor Michael Sayre, coautor das diretrizes.
Enquanto faz as compressões, peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador automático, hoje disponível em locais como estádios, aeroportos e shoppings.
O BIÓLOGO JORGE LUCENA já mostrou que o tempo é precioso para uma vítima de infarto e que é preciso encurtá-lo ao máximo: a cada minuto a chance de sobrevivência é 10% menor.
Lembre-se desta ordem: compressão, vias respiratórias e respiração. Inicie a compressão, em seguida garanta a abertura das vias respiratórias e, então, a respiração.
No entanto, em algumas outras situações em que o indivíduo está com dificuldade de respiração – um afogamento – o boca a boca ainda é uma técnica ideal.
Vamos às instruções:
- Antes de começar, chacoalhe os ombros da vítima e grite para ver se ela responde.
- Se a vítima não estiver respirando, grite para alguém ligar para a emergência. Se você estiver sozinho, ligue você mesmo.
- Comece as compressões peitorais. Pressione forte e rapidamente no centro do peito numa média de 100 compressões por minuto.
- Pressione o peito pelo menos 5 centímetros para baixo em cada compressão, em criança, 4 centímetros. Certifique-se que ele retornou a posição original antes de começar a próxima compressão.
- Se você não tem nenhum treinamento em reanimação, continue a compressão peitoral até a ajuda chegar.
- Se você for treinado, após 30 compressões peitorais abra uma via aérea e comece a respiração boca a boca. Dê duas respiradas, então continue nas compressões peitorais. Continue com este formato de compressão e boca a boca até a ajuda chegar.
Brasil
É muito importante que a população se conscientize destas medidas, afinal 315 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano, segundo o presidente da SBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário